Acerca…

A marca e o conceito de prestação de serviços da PTB – Consultoria em Tecnologias e Sistemas de Informação nasceu há 7 anos, pela mão de Paulo Teixeira Brandão (PTB), como oportunidade de alargar o conjunto de organizações que serviu desde o início da década de 1990. Com efeito, o saber e experiência acumulados não poderiam correctamente estar ao dispor dos vários projectos inovadores de transformação digital de empresas solicitavam de outra forma que não a independência em relação aos fabricantes de tecnologia e prestadores de serviços sectoriais com os quais esteve envolvido até essa altura.

O lançamento, em nome próprio primeiro, e à frente de uma equipa cuidadosamente seleccionada posteriormente, permitiu assim alargar significativamente o universo de clientes, indo de encontro às solicitações já anteriormente demonstradas por estes.

Tendo iniciado a carreira profissional ainda durante o curso de Licenciatura de Engenharia de Sistemas e Informática (Universidade do Minho), no início da década de 90, ao longo de mais de 25 anos de experiência exerceu a sua actividade nas Tecnologias e Sistemas de Informação em empresas como o Grupo Papelaco (onde desempenhou funções nas áreas da formação, assessoria de projecto, administração de sistemas e bases de dados e coordenação de Service Desk), ATM Informática / Grupo Módulo (Direcção Técnica a ainda responsável pela Unidade de Negócio [Sistemas de Informação e Serviços]), MPPH / SmarterServices (um grupo de consultores em Tecnologias e Sistemas de Informação), GP Digital Media (dedicada à produção de conteúdos multimédia para plataformas online) e MEGABIT (consultor em TI/SI).

Em todas estas funções, teve oportunidade de trabalhar quer para as próprias estruturas internas (no caso do grupo Papelaco) como para clientes externos (ainda no Grupo Papelaco, ao serviço da Papelaco Telemática, na área da Gestão Documental, no grupo ATM Informática / Modulo (com especial incidência em organizações do sector estatal, na área da Saúde, Administração Local e Central) e para Pequenas e Médias Empresas, o sector de maior relevo na economia nacional, no caso da MPPH, GP Digial Media e MEGABIT.

Participou ainda em projectos fora de Portugal, com destaque para Espanha, França, Bélgica e mais recentemente na Guiné-Bissau.

É assiduamente convidado a participar em palestras e grupos de trabalho sobre transformação digital nas PME e escreve ou colabora em artigos de opinião sobre tecnologias e sistemas de informação.

É também regularmente perito nomeado por tribunais em processos relacionados com Segurança em Sistemas de Informação e Fraude Informática.

Detêm certificações MCSE da Microsoft, Informix DBA, Service Management, ITIL Foundation, ISO20000, ISO27001, Business Continuity & Disaster Recovery.

Desempenha o cargo de consultor-sénior na PTB, formando e orientando a equipa em todas as suas vertentes de entrega de serviço.

Notas sobre a actividade da PTB

A nossa actividade profissional como Consultores Externos em Tecnologias e Sistemas de Informação desenvolve-se junto de várias empresas dos sectores da SaúdeIndústria e Serviços, envolvendo matérias como Presença OnlineComércio ElectrónicoSegurança de Sistemas, e Continuidade de Negócio. Somos assessores e consultores em vários projectos de adopção de novas tecnologias nas micro e PME, sendo esta a área que, de momento, capta a nossa maior atenção.

Consultoria em Processos de Gestão com fortes componentes de Sistemas de Informação, Segurança, Privacidade, Peritagem, Desenvolvimento de Soluções e infraestruturas de Tecnologias de Informação são áreas funcionais que endereçamos para todos estes clientes.

Participamos ainda no projecto MySportsCenter.pt, que consideramos uma das instâncias da adopção de novas tecnologias por micro e PME, neste caso vocacionada para a gestão de Clubes Desportivos.