O que está por um fio?

Entrar no índice de artigos…

Um fio une-nos. Liga duas partes, duas pessoas, dois lados. Entre as duas pontas, leva tudo de um para o outro. Na tecnologia, liga duas máquinas, dois computadores, dois dispositivos, três, quatro, uma rede deles, milhões.

Mas, ironicamente, hoje que estamos ligados, mas não queremos fios. Wireless, sem fios. Por que os fios também apertam, também prendem, também nos fazem ficar num sítio quando queremos ir para outro. Queremos liberdade mas queremos manter os fios que nos unem aos outros e ao mundo.

Nunca estivemos tão ligados uns aos outros. A toda a hora e em qualquer lugar. Mas também nunca tivemos tanta liberdade. De estarmos em qualquer lado, a qualquer hora. E mantemos os fios que nos unem. Wireless, claro.

 

Mas estamos também “por um fio”. Cada vez mais vezes e cada vez por um fio mais fino. No dia a dia de cada um, do país, do mundo, dos amigos e dos desconhecidos. No dia a dia de toda a gente. “Ele está por um fio…”. Não é o fio que preocupa, que chateia. É facto do fio poder partir. Porque o fio é frágil. Se for só um, então é que é mesmo frágil. Como nós, sozinhos.um fio que nos une

Dos textos por aqui arquivados

Este repositório, qual armazém de escritos, foi uma ideia para salvar do esquecimento textos, opiniões, artigos de variados formatos que escrevi ao longo do tempo e que continuo a escrever assiduamente.

Uns foram publicados em meios mais ou menos populares. Outros, para uma audiência restrita, em tertúlias, clubes, associações de empresas ou palestras em Universidades.

Uns foram ditos e outros não passaram do papel electrónico. Alguns nunca saíram “pelo fio” para fora do disco que armazena zeros e uns.

Todos estão datados e referem-se muitas vezes a contextos ainda mais datados. Muitas vezes, saem ao correr da pena electrónica, em reacção a estímulos quotidianos.

Ah, e não estão escritos segundo o “novo acordo ortográfico”, que não uniu a Língua Portuguesa de várias geografias, mas desuniu toda a gente dentro delas.

Entrar no índice de artigos…